Com foco na Uerj, jovens moram em alojamento: ‘Mais tempo pra estudar’

Luana Pereira e Hugo Freitas vão fazer a prova da Uerj neste domingo (30). Alunos tiraram nota máxima na primeira fase do vestibular.

O sonho está lá nas alturas, mas a cabeça continua focada nos estudos. A poucos dias da fase final do vestibular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Luana Marques Mello Pereira, de 21 anos, não deixa escapar nenhuma horinha vaga. A estudante mora em um alojamento de um curso pré-vestibular em Madureira, no Subúrbio do Rio, nos fins de semana visita a família em Campo Grande, na Zona Oeste, e ainda consegue tempo pra namorar. O exame da Uerj será realizado no próximo domingo (30).
Luana garantiu o conceito A na primeira fase do vestibular da Uerj — das 60 questões da prova, ela acertou 54. A nota máxima já dá uma tranquilidade para a estudante, mas, segundo ela, ainda não é hora de relaxar.

“O meu sonho é estudar engenharia aeroespacial no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), mas também quero engenharia de produção na Uerj, porque é uma das melhores”, contou a estudante ao G1.

A rotina no alojamento tem regras para a boa convivência — com horários para acordar, comer e estudar. Os estudantes não precisam se preocupar com as obrigações domésticas, pois tem pessoas contratadas para fazer os serviços. O espaço é financiado por um curso de pré-vestibular, que oferece bolsa para alunos com grande potencial para passar nas provas.

“A gente acorda entre 6h30 e 7h, toma café, começa a estudar e fica até 12h. Depois almoçamos e vamos para o curso, onde temos aula das 13h30 até as 21h. Quando a gente volta, já temos o jantar pronto e depois estudamos mais um pouco”, contou Luana. A jovem disse que tenta dormir sempre por volta das 23h, para não ficar exausta.

Há quatro anos se preparando para as provas, Luana tem feito nos últimos anos provas de concursos e vários vestibulares. Sem precisar deixar a modéstia de lado, ela falou com orgulho que passou em quase todas as provas. “Eu fiz a Uerj em 2013 e fiquei em sexto lugar no curso de engenharia elétrica”.

Com apenas 17 anos, Hugo Concolato de Oliveira Freitas também tem seu tempo dedicado integralmente aos estudos. Morando também no alojamento, o jovem contou que achou mais difícil ficar longe da família e arcar com todas as responsabilidades do que acompanhar o ritmo de estudos. Na primeira fase da Uerj o jovem conseguiu a nota máxima – e olha que o vestibular “valendo” só será em 2015.

“Eu quero fazer engenharia no ITA ou engenharia elétrica na Uerj. Eu estou no segundo ano ainda, mas estas provas já servem como uma preparação”, vou Hugo, que acertou 52 questões na primeira fase do vestibular.

Foco e dedicação

Com o bom desempenho nas últimas provas, Luana foi convidada pelo Curso Elite para morar no alojamento. Desta maneira ela conseguiria se dedicar em tempo integral aos estudos e não precisaria se perder tempo no trânsito ou com os afazeres domésticos.

“Aqui [alojamento] eu tenho mais tempo para estudar, pra me dedicar 100%. Só vou pra casa nos finais de semana. Eu moro com cerca de 30 pessoas e divido o quarto com mais seis meninas. Nós temos todo suporte pedagógico, alimentação, tempo pra estudar, orientação dos diretores”.

A jovem garante que em meio a tantos estudantes não há concorrência entre eles. “A gente aproveita pra tirar dúvidas, dividir o conhecimento. Aqui nós não nos preparamos apenas para as provas, mas também para a vida. As pessoas aprendem a ser tolerantes. Não somos concorrentes e sim amigos que podem entrar juntos na universidade”, disse Luana.

A vida longe da família e dos amigos aliada a dura jornada de estudos muitas vezes pesa e bate aquele desânimo. Mas, segundo Luana, a persistência e ajuda das pessoas ao redor dão o suporte necessário.

“Desisti a gente sempre pensa, mas aí tem sempre o apoio de quem gosta da gente. Minha família é a minha grande força que não me deixa para de estudar e sonhar”, falou Luana.

Informações da prova

O exame da Uerj é composto de três provas discursivas: uma prova de língua portuguesa instrumental com redação, para todos os cursos, e duas provas de disciplinas específicas (física, história, biologia, geografia, língua portuguesa/literatura brasileira, língua estrangeira, matemática e química), com dez questões cada uma. Cada prova vale 20 pontos.

Uma das provas específicas tem peso dois, dependendo do curso. Assim, o candidato pode somar até 80 pontos no exame. Os outros 20 pontos ele obtém de acordo com o desempenho que teve em um dois dois exames de qualificação realizados ao longo do ano.

O padrão de respostas será divulgado ainda neste domingo. As notas serão divulgadas no dia 19 de dezembro. A primeira chamada de aprovados sairá no dia 24 de janeiro de 2015.

Fonte: G1