Professores dão dicas para a prova de língua estrangeira do Enem
Mesmo com poucas questões no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a prova de língua estrangeira merece atenção dos estudantes na disputa ponto a ponto…
Nos dias 8 e 9 de novembro acontece o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mais de 8,7 milhões de pessoas se inscreveram. Com tanta concorrência, dicas para economizar tempo nos estudos passam a ser avaliadas com atenção pelos estudantes. Diante da uma redação e diversas disciplinas que terão que enfrentar, muitos professores pedem para seus alunos não negligenciarem o preparo em relação às provas de língua estrangeira.
É fato que uma boa performance com a prova de inglês ou espanhol pode melhorar bem a colocação do participante. No entanto é necessário saber os principais atalhos para que isso aconteça. Segundo o professor Marcio Bemfica, da escola Garriga de Menezes (RJ), o Enem procura contextualizar as questões de língua estrangeira com temas da atualidade, sejam assuntos voltados para a área econômica, política, ambiental, tecnológica ou científica.
— Um aluno que tem o hábito de ler as notícias e de se familiarizar com os acontecimentos certamente tem mais facilidade ao ler um texto, charge ou quadrinhos em outra língua, uma vez que o conhecimento prévio do assunto é uma estratégia básica. É preciso também ficar atento à ideia central do texto, marcando as palavras-chave. Isso vai possibilitar um melhor trabalho de compreensão e interpretação do texto — explica.
Treinar outro idioma por meio da leitura pode acelerar o aprendizado e deixar o estudante mais seguro durante o Enem. Marcele Alves, professora de inglês, do Sistema Elite de Ensino (RJ), destaca a importância dessa atitude. De acordo com Marcele, ao longo dos anos o foco da prova de língua estrangeira do Enem tem sido interpretação de texto. Para ela, os candidatos precisam buscar diversos tipos de textos.
— A falta de leitura de variados gêneros textuais talvez seja o grande erro dos candidatos. A aquisição vocabular e de estruturas comuns da língua inglesa, por exemplo, são fundamentais no processo de interpretação — atenta Marcele.
Já a professora de inglês, Vanessa Azevedo, lembra que estudar por meio de provas antigas pode trazer bons resultados. Ela reforça que ao se preparar com base nos exames anteriores, aos poucos, o candidato será capaz de executar uma prova com perfeição.
— Isso ajudará a dominar o estilo da prova. O estudante compreenderá como funcionam as questões e poderá prever o que se espera dele. Nesse momento, ele terá certeza de que está preparado para qualquer avaliação — comenta.
Ela alerta ainda que os jovens devem estar em contato com a língua estrangeira constantemente. Devem-se tomar as medidas necessárias para fazer com que o idioma escolhido pelo candidato esteja presente até o dia da prova. A prova de língua estrangeira vai ser aplicada no dia 9 de novembro, contendo cinco questões.
Fonte: Extra